Paginas

Programa Nacional do PV com Marina Silva

terça-feira, 27 de abril de 2010

CQC - O Povo Quer Saber: Marina Silva

quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de Abril - Dia Mundial da Terra

Dia Mundial do Planeta Terra Dia em que devemos parar e pensar a respeito do nosso futuro neste planeta. Cuidemos de nossa casa
Fonte: blogdoflecha.wordpress.com

O Dia Internacional da Terra foi criado em 22 de Abril de 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson e comemorado em quase todos os países. O objetivo principal é conscientizar aos habitantes do planeta Terra a importância e a necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo.


A temperatura média da Terra gira em torno de 15º C. Isso ocorre porque existem naturalmente gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor d?água em nossa atmosfera que formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média de -17º C. Esse fenômeno é chamado de efeito estufa. Não fosse por ele, a vida na Terra não teria tamanha diversidade.

Só que desde a revolução industrial, começamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural, para gerar energia, para as indústrias e para os veículos.

Somente no último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7º C. Parece pouco, mas esse aquecimento já está alterando o clima em todo o planeta.

O homem é o principal responsável por este problema. E é ele que precisa encontrar soluções urgentes para evitar grandes catástrofes.

Este é um ano crucial para o nosso planeta. Para evitar um caos climático, o aumento da temperatura global e da concentração de gases que causam o efeito estufa devem ser evitados o máximo que pudermos e revertidos em uma tendência decrescente. Um aumento de até 1.5 graus da temperatura acima dos níveis pré-estabelecidos pode causar perigosos, irreversíveis e inaceitáveis impactos para os seres humanos e para a natureza.


As reduções dos emissores de gases que causam o efeito estufa devem ser maiores e mais rápidas do que as pensadas até o momento. O aumento da emissão global destes gases deve ser controlado até 2015, revertido e colocado em uma tendência decrescente antes de 2020 e reduzido o mais próximo de zero até 2050.

Todos os países, seguindo um critério de igualdade e justiça, devem contribuir reduzindo a emissão de gases causadores do efeito estufa e lutando, efetivamente, contra alterações climáticas.

Fonte: Greenpeace

Conheça melhor o Planeta Terra


Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.


A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.


Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.


O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.


A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).


As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.


A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.


A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.


Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.


Fonte: www.ambientebrasil.com.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Partido Verde Vertex Produtora 2008 Campanha Zona da Mata

Ibope: Marina Silva, subiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa do mês passado.

Fonte: O Globo

A pré-candidata do PV, Marina Silva, subiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa do mês passado, e agora tem 8% das intenções de voto. Ela está empatada com Ciro Gomes (PSB), que caiu na preferência dos eleitores, de 11% para 8%. Segundo a sondagem, 9% disseram que não sabem em quem votarão. Outros 10% declararam voto nulo ou branco.O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 13 e 16 de abril, em 141 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O cineasta James Cameron de "Avatar" fala sobre Marina Silva

10% do DataFolha

Os 8% fizeram o relógio, nosso desafio é continuar movendo os ponteiros.

É bom receber energia limpa e renovável, mas ainda temos muito trabalho pela frente.

domingo, 18 de abril de 2010

Paulo Zulu se filia ao Partido Verde

Com um estilo de vida 100% natureba, Paulo Zulu se filiou ao Partido Verde. Em uma pesquisa realizada pelo partido, em Santa Catarina onde ele vive, o modelo foi um dos mais citados como alguém que os cidadãos querem ver na política, defendendo causas ambientais.

Apesar de ainda não ter pretensão de se candidatar a um cargo político, Zulu se filiou ao PV por acreditar e admirar Marina Silva. Casado com Cassiana Malmann e pai de Patrick e Derek, o modelo mora em uma vila de pescadores, na praia da Guarda do Embaú (SC).
Em sua casa, Zulu planta seus alimentos em uma horta, sem agrotóxicos, pesca o seu próprio peixe e não come mais carne vermelha há alguns anos.

Ciclovia em Canoas

A base do PV-Canoas, está trabalhando em projeto de implantaçõa de ciclovia na cidade, onde o transito está insustentável e a falta de espaços para corridas, pedaladas e atividades físicas precisam de um projeto inovador e que garanta uma rota para o lazer e combate ao sedentarismo das pessoas, além de contribuir com a diminuição da poluição.

Programa Nacional do PV com Marina Silva

Conheça um pouco de Marina

Um novo jeito de fazer política

Foi o tema do primeiro encontro do Movimento com Marina Silva neste último sábado em Belo Horizonte. Com a participação de mais de 400 pessoas no auditório da Faculdade de Direito da Escola Superior Dom Helder Camara, Marina respondeu ao conjunto de perguntas feitas pel@s participantes do movimento com a mediação de Eduardo Rombauer. Em tom informal Marina expôs suas idéias sobre política enfatizando os desafios contemporâneos para construirmos um outro modelo de desenvolvimento. Citando Edgard Morin e Leonardo Boff, Marina falou da importância política das amplas alianças que se formam entre pessoas comprometidas em comunidades de pensamento e destino. São estas alianças orientadas com visões estratégicas e generosas com as gerações futuras que irão construir uma outra forma de fazer política de maneira multicêntrica e colaborativa. Ao escutar a leitura da carta de princípios do movimento feita por Cassio Martinho, Marina se emocinou e disse que as palavras reavivaram na sua memória os momentos históricos de militância junto com Chico Mendes. Com o sucesso do primeiro encontro, outros grupos locais do movimento estão se articulando para realizarem espaços de diálogo criativo e pedagógico com Marina.

Somos muitos e cada vez somos mais!

Depois de Fernando Meirelles, outro renomado cineasta se encontrou com Marina. Desta vez foi o diretor do filme Avatar, James Cameron. Cameron e Marina conversaram sobre a narrativa fílmica de Avatar e a importância da militância socioambiental nos dias de hoje. Marina escreveu um artigo recente sobre a história contada no filme e as afinidades com sua trajetória de vida nos seringais do Acre. O cineasta James Cameron ficou impressionado e elogiou a militância política de Marina e sua liderança estratégica para o Brasil.